Tipos de lance no consórcio

25 de outubro de 2022

Se você sabe um pouco sobre consórcios, já deve ter ouvido falar nos lances. Mas você sabe o que é o lance no consórcio, como ele funciona e quais os tipos?
Vamos te explicar neste artigo!

O que é lance no consórcio?

Os lances são, basicamente, um adiantamento das parcelas, correspondente a uma porcentagem do valor da carta de crédito, que o consorciado oferta nos sorteios para acelerar a sua contemplação.

Quais os tipos de lance?

São 2 tipos de lance que existem no Consórcio, são eles:

  • Lance Livre

Nesta modalidade de lance o consorciado pode ofertar o valor que quiser 1 a 100% (sempre em %) sobre o valor da carta de crédito. Nesse caso, o lance vencedor é quem ofertar o maior percentual.

  • Lance Fixo

Já o lance fixo, é um percentual pré estabelecido pela Administradora, que os consorciados podem ofertar em um determinado grupo de consórcio.
Este percentual pode variar de um grupo para o grupo e pode haver mais de um percentual de lance fixo em um grupo. Vale a pena conferir as informações do grupo com seu vendedor.

Como utilizar o lance?

         Independente se o consorciado fez  oferta de Lance Livre ou Fixo, o valor utilizado como Lance, poderá ser abatido da própria carta de CRÉDITO (consulte a regra de cada grupo de consórcio).

  • Lance embutido

No lance embutido o consorciado pode usar parte do seu crédito como oferta, sem a necessidade de usar capital próprio.
Caso o consorciado decida usar o lance embutido, se contemplado, o consorciado poderá:

– Reduzir o valor mensal da parcela de consórcio, afinal como ele está utilizando parte do valor do crédito como lance, o saldo devedor será reduzido, resultando em um novo valor de parcela.
– Amortizar o pagamento de parcelas (sequenciais ou de trás pra frente). 

  • Lance com o FGTS

Esta modalidade é exclusiva para o consórcio de Imobiliário onde o consorciado poderá utilizar até 100% do seu saldo do FGTS como oferta de lance.

Em caso de contemplação, o consorciado deverá apresentar à administradora um extrato do seu fundo de garantia e manifestar o interesse em utilizar esse valor como lance.
É importante ressaltar também que é importante verificar os pré-requisitos para utilizar seu fundo de garantia no consórcio imobiliário.

Como é definido o lance vencedor?

  • Os lances são ofertados em percentual sobre o valor do crédito.
  • Serão consideradas as ofertas realizadas até as 14 horas do dia da assembleia, pelo aplicativo, por telefone ou pessoalmente na administradora.
  • Havendo empate nas ofertas de lances tanto fixo como livres, será ganhadora a cota que mais se aproximar da 10ª esfera sorteada.

Vale lembrar que na Fipal Administradora as Assembleias são AO VIVO e os sorteios são realizados através do GLOBO PIPOQUEIRA, COM TRANSMISSÃO AO VIVO.
Além disso, é importante ressaltar que, para que o maior lance seja aceito e haja a contemplação, a administradora deve ter saldo em caixa suficiente para pagar o crédito contemplado.

Agora que você já sabe quais os tipos de lance no consórcio, que tal conhecer um pouco mais sobre os grupos de consórcio da Fipal, e tirar os seus sonhos do papel?
É só clicar aqui!

Se gostou desse artigo e quer ver mais conteúdos como esse, continue acompanhando nosso blog!

Informações sobre este consórcio

Para continuar, precisamos que preencha os dados abaixo.

Estamos processando a sua requisição, aguarde um momento por favor

Olá

Escolha com qual setor você deseja conversar: