Como ser contemplado mais rápido no consórcio

26 de abril de 2022

Quando se pensa em consórcio, geralmente não há urgência para a aquisição do bem.

Mas, quanto antes você for contemplado, melhor, não é?

Então, trouxemos neste artigo algumas dicas sobre como ser contemplado mais rápido no consórcio.

  • Se planeje financeiramente

O primeiro passo para investir seu dinheiro e aproveitar as oportunidades de ser contemplado mais rápido no consórcio é se planejar financeiramente.

Alguns hábitos como economizar, organizar suas contas em um caderno ou planilha e ter um bom controle dos seus gastos, te ajudam a dispor de um valor mais alto na hora de dar lances na sua carta de crédito, por exemplo, e acelerar a sua contemplação no consórcio. 

  • Mantenha o pagamento das parcelas em dia

O pagamento das parcelas não influencia diretamente nas chances de contemplação. Mas, para participar dos sorteios e assembléias nas quais acontecem as contemplações, é preciso estar com o pagamento em dia.

Assim, você garante que poderá participar das assembléias, sorteios e dar lances, além de não ter nenhum imprevisto na liberação da carta de crédito quando for contemplado.

  • Fique atento às melhores datas para dar lances

Existem períodos do ano nos quais os lances são maiores ou menores, geralmente influenciados por benefícios financeiros que a maioria das pessoas recebe no mesmo período, como por exemplo o pagamento do 13º salário no fim do ano. Isso pode influenciar no aumento do valor dos lances, gerando mais concorrência na hora de ser contemplado.

Também é importante analisar o seu grupo de consórcio e os períodos com os lances mais baixos, pois existem particularidades em cada grupo que podem afetar as ofertas. Estar ciente desta oscilação te possibilita escolher a época de menor concorrência para aumentar suas chances de ser contemplado no consórcio.

  • Considere usar o FGTS

Se o seu interesse for em consórcio de imóveis, uma outra possibilidade é utilizar seu Fundo de Garantia (FGTS) para dar lances na sua carta de crédito.

Existem algumas regras específicas que precisam ser observadas, como por exemplo ter trabalhado por pelo menos 3 anos de carteira assinada e não ter financiamento ativo no SFH (Sistema Financeiro de Habitação). Se você se encaixar nos requisitos, essa é uma excelente forma de ser contemplado mais rápido no consórcio.

Se você quiser saber mais sobre consórcios e sobre o processo de contemplação, entre em contato com a Fipal! 

Informações sobre este consórcio

Para continuar, precisamos que preencha os dados abaixo.

Estamos processando a sua requisição, aguarde um momento por favor

Olá

Escolha com qual setor você deseja conversar: