O sonho de conquistar um carro novo, moto ou mesmo um imóvel pode ser realizado de diversas maneiras. Para quem não tem condições, ou não quer se comprometer com parcelas de alto valor, e ainda pretende escapar dos juros altos, existe a opção do consórcio.
Nessa modalidade, os participantes pagam um valor bem menor em relação a um financiamento, em contrapartida, o acesso ao bem é um pouco mais demorado, pois é necessário ser contemplado durante o sorteio entre todos os participantes do grupo.
Muita gente opta por conquistar seus bens por essa via quando não há urgência, mas para que a experiência seja bem sucedida é preciso conhecer alguns pontos antes de fechar qualquer contrato de autofinanciamento.
Neste artigo, vamos trazer essas dicas para você.
A aquisição de qualquer bem precisa ser bem planejada.
Com prestações menores e livre das burocracias de um financiamento tradicional, muitas pessoas fazem consórcio sem buscar informações suficientes para entender como esse processo funciona, e aquilo que era para ser uma opção mais econômica e feliz, pode se tornar um grande problema.
1 – Ter pressa
Sim, parece óbvio, mas muita gente desiste devido ao longo tempo para ser contemplado. Consórcio é um investimento a longo prazo, então não entre se você quer adquirir um bem com urgência. Você pode diminuir o tempo de espera oferecendo lances nas reuniões mensais, mas ainda sim, não é garantia de que você receberá o bem rapidamente.
2 – Ignorar os reajustes
Embora não tenha incidência de juros, o valor das parcelas pode variar durante o contrato.
Logo, essa mudança é para que não haja a desvalorização da carta de crédito em relação à inflação, mantendo, dessa maneira, a possibilidade de aquisição do bem a ser adquirido e contratado pelo grupo.
3 – Não ir às assembleias
É extremamente importante que você participe das reuniões entre os associados já que é nesse evento que acontecem as contemplações e todos podem acompanhar a movimentação do grupo, o que ajuda que você tenha melhor controle financeiro.
Se você não tem pressa e está disposto a acompanhar com responsabilidade o seu grupo de autofinanciamento, sem dúvidas essa é a escolha mais econômica e acertada para você conquistar seu sonho.