Saúde financeira: Você gasta além da conta? Isso pode ser falta de sonhos

13 de julho de 2022

Economizar e focar em ter saúde financeira não é fácil, principalmente quando temos várias vitrines, prateleiras e plataformas digitais nos oferecendo produtos e serviços o tempo todo.

Pensando nisso, hoje trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a priorizar seus gastos e seus objetivos para tirar seus sonhos do papel!

Estabeleça o foco

O primeiro passo é listar suas metas, definir o que você pretende realizar para que possa se focar no que é mais importante. Mas, é importante estabelecer objetivos reais, palpáveis, para não exagerar na quantidade de metas e acabar se frustrando por não alcançar todas.

É mais eficiente focar toda a sua energia em um só sonho por vez, do que dispersar o foco e os recursos tentando alcançar muita coisa ao mesmo tempo.

Estipule prazos

Determinar um período ou uma data para concluir uma meta te ajuda a planejar o caminho a longo prazo para alcançar seu objetivo, evitando que você perca o foco ou se frustre neste processo. Mas, é importante ser realista na hora de calcular esse prazo, pois algumas metas requerem mais tempo para serem realizadas do que outras. Leve em consideração o orçamento, fatores externos e outras coisas que podem interferir na realização do seu objetivo, para não colocar uma meta muito grande dentro de um prazo muito curto.

Faça contas

Para buscar a saúde financeira, primeiro você precisa ter em mente seu custo de vida, despesas e reservas, para que você determine qual o seu orçamento e o valor que poderá investir nas suas metas.

Além de considerar suas despesas fixas e seus custos variáveis, é fundamental fazer as contas de quanto dinheiro vai precisar para realizar seu sonho. Dessa forma, fica mais fácil determinar o prazo que vai precisar e como vai administrar sua vida financeira para investir e focar nos seus objetivos, sem interferir na sua qualidade de vida.

Fale das suas metas

Muitas vezes outras pessoas precisam apoiar suas prioridades e te ajudar a manter o foco na sua saúde financeira. Seus familiares e amigos, por exemplo, devem ser envolvidos para que possam participar desse desafio, colaborando para evitar despesas que podem comprometer seus objetivos. A família pode ajudar poupando gastos na casa para economizar, e os amigos podem evitar programas caros que poderiam te desviar do foco de juntar dinheiro para investir nos seus sonhos.

Conheça as alternativas

Uma vez que suas metas, prazos e orçamentos já foram estabelecidos, é hora de buscar alternativas seguras de guardar e investir seu dinheiro para evitar a tentação de gastá-lo antes da hora. Nesse caso, o consórcio é uma excelente opção!

Além de uma variedade de opções de planos e grupos, você pode escolher o prazo e o valor das parcelas que mais se adequam aos seus objetivos, sem precisar pagar juros ou dar entrada. Ou seja, você guarda seu dinheiro de forma eficiente, segura e ainda economiza!

Quer saber mais sobre como o consórcio pode contribuir para a sua saúde financeira?

Conheça os tipos de consórcio oferecidos pela Fipal e vamos juntos tirar seus sonhos do papel!

Informações sobre este consórcio

Para continuar, precisamos que preencha os dados abaixo.

Estamos processando a sua requisição, aguarde um momento por favor

Olá

Escolha com qual setor você deseja conversar: