PRESENÇA DOS CONSÓRCIOS NOS NEGÓCIOS DE AUTOMÓVEIS SEMINOVOS QUASE TRIPLICA EM OITO ANOS
Participação do mecanismo nas vendas a prazo de motos seminovas cresce 17% no período
PRESENÇA DOS CONSÓRCIOS NOS NEGÓCIOS DE AUTOMÓVEIS SEMINOVOS QUASE TRIPLICA EM OITO ANOS
Participação do mecanismo nas vendas a prazo de motos seminovas cresce 17% no período
Dados recentes divulgados pela B3 mostram que o Sistema de Consórcios ampliou significativamente sua presença na comercialização de autos seminovos nos cinco primeiros meses de 2018, quando comparada ao mesmo período de 2011. O total de utilização de créditos oriundos de contemplações no ano base (jan-mai/2018) atingiu 130,5 mil, quase o triplo sobre os 46,8 mil (jan-mai/2011).
Paralelamente, no setor das duas rodas a evolução foi de 17% na relação dos mesmos períodos. De janeiro a maio de 2011, o acumulado era de 10 mil motocicletas seminovas, enquanto sete anos depois alcançou 11,7 mil (jan-mai/2018).
No mercado de veículos automotores em geral (leves, pesados e motos), que conta atualmente com 6,05 milhões de consorciados ativos, observa-se uma mudança de comportamento do consorciado após a contemplação por sorteio ou por lance: a crescente procura por bens seminovos contra a decrescente utilização dos créditos nos chamados “zero km”.
“A razão dessa tendência está na maximização do crédito para aquisição de modelos de veículos ou motos com poucos anos de uso e com maior valor agregado em função da liberdade de escolha proporcionada pelo consórcio”, diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.
Para a Fenauto – Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, de janeiro a maio deste ano, apesar de o mercado de vendas de veículos seminovos ter apresentado forte queda em relação ao ano passado, houve leve reação no maio sobre o mês anterior (abril). Com total de 253,1 mil unidades comercializadas, a alta foi de 3,5% no comparativo com as 244,5 mil vendidas um mês antes.
Dados recentes divulgados pela B3 mostraram crescimento significativo na utilização do crédito do consórcio para a compra de veículos seminovos. Enquanto em 2011 eles foram a escolha de 49,8% dos consorciados contemplados, de janeiro a maio de 2018 foram a preferência de 74,7%, registrando crescimento de 24,9 pontos percentuais. Simultaneamente, nos veículos “zero km” houve retração de 50,2% (2011) para 25,3% (até maio/2018). Isto significa que três a cada quatro veículos adquiridos por meio de créditos do consórcio foram seminovos.