Presença dos consórcios nos negócios de automóveis seminovos quase triplica em oito anos

10 de janeiro de 2017

PRESENÇA DOS CONSÓRCIOS NOS NEGÓCIOS DE AUTOMÓVEIS SEMINOVOS QUASE TRIPLICA EM OITO ANOS

Participação do mecanismo nas vendas a prazo de motos seminovas cresce 17% no período

PRESENÇA DOS CONSÓRCIOS NOS NEGÓCIOS DE AUTOMÓVEIS SEMINOVOS QUASE TRIPLICA EM OITO ANOS

Participação do mecanismo nas vendas a prazo de motos seminovas cresce 17% no período

 

Dados recentes divulgados pela B3 mostram que o Sistema de Consórcios ampliou significativamente sua presença na comercialização de autos seminovos nos cinco primeiros meses de 2018, quando comparada ao mesmo período de 2011. O total de utilização de créditos oriundos de contemplações no ano base (jan-mai/2018) atingiu 130,5 mil, quase o triplo sobre os 46,8 mil (jan-mai/2011).

Paralelamente, no setor das duas rodas a evolução foi de 17% na relação dos mesmos períodos. De janeiro a maio de 2011, o acumulado era de 10 mil motocicletas seminovas, enquanto sete anos depois alcançou 11,7 mil (jan-mai/2018).

No mercado de veículos automotores em geral (leves, pesados e motos), que conta atualmente com 6,05 milhões de consorciados ativos, observa-se uma mudança de comportamento do consorciado após a contemplação por sorteio ou por lance: a crescente procura por bens seminovos contra a decrescente utilização dos créditos nos chamados “zero km”.

“A razão dessa tendência está na maximização do crédito para aquisição de modelos de veículos ou motos com poucos anos de uso e com maior valor agregado em função da liberdade de escolha proporcionada pelo consórcio”, diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.

Para a Fenauto – Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, de janeiro a maio deste ano, apesar de o mercado de vendas de veículos seminovos ter apresentado forte queda em relação ao ano passado, houve leve reação no maio sobre o mês anterior (abril). Com total de 253,1 mil unidades comercializadas, a alta foi de 3,5% no comparativo com as 244,5 mil vendidas um mês antes.

Dados recentes divulgados pela B3 mostraram crescimento significativo na utilização do crédito do consórcio para a compra de veículos seminovos. Enquanto em 2011 eles foram a escolha de 49,8% dos consorciados contemplados, de janeiro a maio de 2018 foram a preferência de 74,7%, registrando crescimento de 24,9 pontos percentuais. Simultaneamente, nos veículos “zero km” houve retração de 50,2% (2011) para 25,3% (até maio/2018). Isto significa que três a cada quatro veículos adquiridos por meio de créditos do consórcio foram seminovos.

Informações sobre este consórcio

Para continuar, precisamos que preencha os dados abaixo.

Estamos processando a sua requisição, aguarde um momento por favor

Olá

Escolha com qual setor você deseja conversar: