Pix: o que é e como usar

14 de janeiro de 2021

Já faz quase um mês que o Pix passou a ser um serviço oficial para transferências entre bancos. Isso com taxas baixíssimas ou sem taxa alguma! O modelo promete substituir o TED e o DOC, que, além de cobrar por isso, também contavam com prazo para o dinheiro cair na conta. O novo método de transferência do Banco Central já registrou mais de 100 milhões de chaves cadastradas. Se você ainda está por fora, entenda melhor o que é o Pix e como usar.O que é o Pix

O Pix é um método de transferências bancárias digitais, por aplicativo no celular ou internet banking. Com ele, você pode fazer transferências instantâneas a qualquer hora do dia, ou seja, nada de ficar esperando dias úteis para que o dinheiro caia na conta! 

Como usar

Para usar o serviço, é só entrar no aplicativo ou internet banking do seu banco e usar o Pix! Para facilitar o processo, você também pode fazer o cadastro da sua chave Pix no app do banco mesmo. Essa é uma maneira mais fácil de encontrar a sua conta, servindo como uma espécie de “apelido”. A sua chave pode ser seu CPF, e-mail, número de celular, CNPJ ou uma chamada aleatória. 

Ah, vale lembrar que cada banco tem uma chave, você não pode usar a mesma em diferentes instituições. Mas você pode cadastrar até cinco chaves por banco e jurídicas até vinte!

Para pessoas físicas, o Pix é gratuito! A cobrança será feita em alguns casos para pessoas jurídicas.

Como transferir

Você pode utilizar a chave Pix de alguém, os dados de sua conta bancária (nome completo, número da conta, número da agência e CPF) ou, até mesmo, QR code.

A transferência também pode ser feita para estabelecimentos a partir da apresentação do QR code estático (de pessoa para pessoa) ou dinâmico (que pode ter várias informações)! 

O Pix promete aposentar os modelos antigos de transferência e revolucionar o ambiente de bancos digitais no Brasil. E aí, você concorda?

Informações sobre este consórcio

Para continuar, precisamos que preencha os dados abaixo.

Estamos processando a sua requisição, aguarde um momento por favor

Olá

Escolha com qual setor você deseja conversar: