Perfil de investidor: quais são e como agem

5 de novembro de 2020

 

Antes de sair por aí querendo investir o dinheiro em tudo quanto é canto, é importante entender qual é o seu perfil de investidor e, conforme você for ganhando confiança, observando as alterações, ou não, desse perfil. Para definir o seu, você precisa fazer uma análise dos riscos, personalidade, renda, patrimônio e metas para montar uma carteira que combine com você. Então, vamos explorar? Perfil de investidor: quais são e como agem. 

Perfil conservador

Esse perfil não gosta muito de correr riscos, por isso, é alguém mais pé no chão. Os investimentos recomendados são aqueles de renda fixa como o CDB, Tesouro Direto ou Fundos Imobiliários, por exemplo. O conservador é, geralmente, quem está começando a investir, já que existe a vontade de manter o patrimônio e o medo de perdê-lo. Por isso, esses rendimentos rendem mais a longo prazo, com baixas variações de taxas, então, o valor adquirido é constante.

Perfil moderado

O moderado preza por segurança, mas também se arrisca de vez em quando. Ele gosta de variar entre investimentos de baixo risco, ou seja, aqueles com renda fixa, mas também com riscos, como os de renda variável, comumente, a médio ou longo prazo. Em resumo: é alguém que destina parte do seu patrimônio a investimentos mais arriscados e a maior parte a rendimentos sem oscilações.

Perfil arrojado

Também chamado de agressivo, esse perfil não se importa com perdas monetárias a curto prazo, porque seu foco está nos ganhos futuros. A meta é ter um valor expressivo de renda extra ou até trabalhar com isso. Por isso, os investimentos também ocorrem em ações com possibilidades de grandes rendimentos, mas, também, está preparado para grandes perdas. Por isso, é alguém que não sofre de ansiedade por pensar nas possibilidades de perder dinheiro.

E aí, se identificou com algum deles?

Informações sobre este consórcio

Para continuar, precisamos que preencha os dados abaixo.

Estamos processando a sua requisição, aguarde um momento por favor

Olá

Escolha com qual setor você deseja conversar: