Fraude em consórcio: Confira os golpes mais comuns

31 de maio de 2022

Assim como em todos os ramos de negócio, também existem tentativas de fraude em consórcio, pessoas mal intencionadas que tentam utilizar a flexibilidade desse serviço e falta de informação sobre o tema para aplicar golpes.

Para evitar que isso aconteça com você, vamos te contar neste artigo os golpes mais comuns em consórcio para te ajudar a evitar problemas na hora de contratar o seu.

 

Golpe da carta de crédito contemplada

Existe sim a opção de comprar uma carta de crédito contemplada, caso algum consorciado tenha sido sorteado e tenha o interesse em vendê-la. Neste caso, todo o processo de transferência é autorizado e acompanhado pela administradora.

Porém, existem golpistas que realizam essa venda de cotas sem que a carta de crédito de fato exista, apresentando até mesmo documentos falsos para atestar a existência e a contemplação da carta de crédito. 

Dessa forma, a vítima realiza a transferência do valor e, em seguida, os golpistas não cumprem o que foi acordado, cortam qualquer tipo de contato e desaparecem com o dinheiro da vítima.

 

Golpe da quitação após a contemplação

Outra forma comum de fraude em consórcio é a oferta de que a cota será quitada após a contemplação, prometendo ao consorciado que as parcelas que faltarem após a liberação da carta de crédito não precisam ser pagas.

É importante reforçar que a contemplação não significa a quitação do consórcio, uma vez que o consorciado contemplado ainda deverá continuar realizando o pagamento das parcelas para não prejudicar o restante do grupo.

 

Consórcio não autorizado ou inexistente

Este tipo de fraude em consórcio é similar ao da carta de crédito contemplada, mas exige uma elaboração maior, pois os golpistas abrem uma empresa “de fachada” e realizam a venda de cotas de consórcio que não existem e não são regulamentadas.

E então, logo depois de conseguirem os investidores, eles fecham a empresa e desaparecem com o dinheiro investido, cortando todas as formas de contato.

 

Como posso evitar ser vítima de fraude de consórcio?

Vamos te dar algumas dicas importantes sobre como evitar esses e outros golpes no consórcio, para que você tenha segurança na hora de escolher uma administradora e fechar o contrato.

  • Desconfie de propostas e ofertas “milagrosas”, muito diferentes das condições do mercado
  • Verifique se a administradora é certificada pela ABAC (Associação Brasileira de Consórcios) e autorizada pelo Banco Central
  • Leia o contrato com atenção
  • Visite o local físico da empresa para conhecer a estrutura e a equipe
  • Fique atento às taxas cobradas, pois o consórcio não tem juros, apenas taxa de administração
  • Desconfie de qualquer proposta que não seja aprovada e acompanhada pela administradora de consórcios

 

Seguindo estas dicas você pode fechar seu contrato de consórcio com tranquilidade e segurança, e realizar seu sonho sem dor de cabeça!

E se tiver mais dúvidas ou precisar de ajuda para escolher o plano de consórcio ideal para você, conte com a Fipal para te dar todo o suporte necessário!

Nós oferecemos planos de consórcios com as melhores condições do mercado e contamos com uma equipe de profissionais experientes e qualificados para te passar todas as informações que você precisar para fechar seu consórcio com tranquilidade e confiança!

Clique aqui e faça uma simulação, é grátis e sem compromisso! 

Informações sobre este consórcio

Para continuar, precisamos que preencha os dados abaixo.

Estamos processando a sua requisição, aguarde um momento por favor

Olá

Escolha com qual setor você deseja conversar: