Consórcio ou financiamento, qual é melhor?

29 de setembro de 2022

Na hora de escolher onde investir seu dinheiro é comum ficar na dúvida entre consórcio ou financiamento, qual é o melhor?
Por isso, hoje vamos explicar a diferença entre os dois para te ajudar na hora de decidir.

Principais diferenças entre consórcio e financiamento

Principais diferenças

Consórcio

Financiamento

Definição Trata-se de autofinanciamento, onde participantes de um grupo se reúnem de forma planejada para adquirir um bem. O valor do crédito é disponibilizado pelos recursos arrecadados pelo grupo e sem a cobrança de juros Modalidade de empréstimo, com a finalidade de aquisição de um bem, utilizando recursos de terceiros. Valor pago de forma parcelada e com cobrança de juros
Adesão No momento da adesão, são necessários apenas os documentos pessoais, comprovante de renda e residência. O restante dos documentos só será exigido após a contemplação, o que garante tempo hábil para organizar a documentação. Toda a documentação é exigida no momento da adesão, assim como deve ser “escolhido” o bem a ser adquirido. Portanto, é necessário estar com o nome “limpo”, apresentar toda a “papelada do bem” para ter acesso ao financiamento.
Entrada Para adquirir um consórcio, não se exige nenhum valor de entrada. Normalmente é exigido entrada. No caso de financiamento imobiliário, é obrigatório ter no mínimo 20% do valor do bem como entrada..
Juros Não são cobrados juros, apenas a taxa de administração, fixa, e dividida pelo prazo do consórcio escolhido. Para manter o poder de compra, os reajustes são anuais utilizando índices já pré estabelecidos no momento da compra. O financiamento é uma forma de empréstimo onde existe a cobrança de juros. As taxas podem variar conforme cenário econômico.
Utilização do crédito Somente após a contemplação. Imediatamente após a liberação do valor financiado.

 

Mas afinal, consórcio ou financiamento, qual é melhor?

Para descobrir o tipo de investimento mais adequado para você, na hora de escolher entre consórcio ou financiamento, duas coisas precisam ser levadas em consideração: o orçamento disponível de imediato para investimento e o prazo no qual você precisa adquirir o bem ou serviço.

Se você tem uma reserva financeira disponível e deseja realizar a compra com rapidez, o financiamento pode ser a melhor opção. Apesar das taxas de juros mais altas, uma boa entrada pode diminuir o custo total da compra e o bem pode ser retirado de imediato.
Caso você queira se planejar com mais tempo e não tenha dinheiro reservado para uma entrada, por exemplo, o consórcio é a melhor opção. Além de não cobrar juros, os prazos são flexíveis e as parcelas mais baixas, com mais possibilidades de negociação.

O que queremos ressaltar aqui é que o consórcio não exclui financiamento, e vice-versa. Cada modalidade é adequada a um perfil de consumidor.
As expectativas, os sonhos e as necessidades de cada um é que irão determinar sua escolha.

Agora que você já sabe a diferença entre financiamento e consórcio, que tal conferir os grupos de consórcio que o Fipal tem disponíveis para te ajudar a realizar seus sonhos?

É só clicar aqui!

Nossa equipe está à disposição para te atender e tirar suas dúvidas!

 

Informações sobre este consórcio

Para continuar, precisamos que preencha os dados abaixo.

Estamos processando a sua requisição, aguarde um momento por favor

Olá

Escolha com qual setor você deseja conversar: