Aposentadoria: 8 em cada 10 brasileiros não se preparam

23 de outubro de 2018

Planejar a aposentadoria não é um hábito comum à maioria da população brasileira, embora ela esteja envelhecendo. Pesquisa do SPC Brasil mostrou que oito em cada 10 brasileiros (78%) não estão se preparando para a hora de se aposentar.

Cerca de 104,7 milhões de adultos acima de 18 anos não se preparam para a aposentadoria, estima o SPC Brasil. Na pesquisa “O Preparo para aposentadoria no Brasil”, o motivo alegado por quase metade (47%) dos entrevistados foi que não sobra dinheiro no orçamento. Já outros 22% disseram estar desempregados. Há ainda aqueles que começaram a guardar, mas não continuaram por problemas financeiros (19%) e também quem afirmou ter outros planos e prioridades (15%).
O grupo dos que estão se preparando para aposentadoria representou apenas 19% da amostra. Considerando fatores como gênero, idade e renda, esse percentual sobe para 25% entre os homens, 26% entre os mais velhos e 30% nas classes A e B. O hábito de planejar a vida a longo prazo e o exemplo de pessoas que não se prepararam e tiveram problemas financeiros após a aposentadoria, foram os motivos mais alegados por quem tomou essa decisão.

Guardar dinheiro para aposentadoria é meta

Sete em cada 10 entrevistados (77%) disseram que guardar dinheiro para a aposentadoriaé uma meta. “Somente a constância permitirá que a pessoa consiga juntar um valor significativo. A reserva financeira, então, precisa ser planejada e ter um hábito mensal. O importante é definir um valor, fazer as contas e ver se a quantia economizada será suficiente para atingir o valor da aposentadoria pretendido pela pessoa no futuro”, destaca o educador financeiro do SPC, José Vignoli.
Os meios mais comuns de se preparar para a aposentadoria identificados na pesquisa são: aplicação em poupança (39%), INSS pago pela empresa (30%) e INSS pago por conta própria (23%). Na média, as pessoas começaram a poupar aos 28 anos, com pretensão de se aposentar aos 61 anos. Há ainda 21% que pretendem continuar trabalhando de forma integral ou parcial.
Consórcio para planejar aposentadoria
É comum enfrentar dificuldades para manter as contas em dia, principalmente quem depende da renda fornecida pelo INSS. Sendo assim, é importante pensar no futuro e buscar alternativas para garantir os ganhos nessa fase da vida. E há pessoas já utilizando o consórcio para planejar a aposentadoria.
“A chamada ‘aposentadoria imobiliária’ é a oportunidade de complementar a previdência pública ou privada com a renda da locação de imóveis. E o consórcio permite adquirir imóveis a longo e médio prazos com parcelas adequadas ao orçamento do consumidor”, explica o presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi.
Fonte: Blog ABAC – Educação Financeira
Publicado em 04/09/2018 às 09:56

Informações sobre este consórcio

Para continuar, precisamos que preencha os dados abaixo.

Estamos processando a sua requisição, aguarde um momento por favor

Olá

Escolha com qual setor você deseja conversar: