Se está pensando em ter sua casa própria, esse artigo é para você!
Trouxemos algumas dicas para comprar um imóvel que vão te ajudar na hora de escolher, para tomar a decisão certa e evitar dor de cabeça na hora de encontrar seu novo lar!
Defina suas necessidades
O primeiro passo é ter em mente que tipo de imóvel você está buscando. Por exemplo, avaliar se o mais adequado para os seus objetivos é uma casa ou apartamento, quantos cômodos e quartos serão necessários ou se há a necessidade de um home office.
Outros aspectos como área externa para animais, varanda, sacada ou jardim, também devem ser levados em consideração, para que você se sinta feliz e realizado com a escolha e tenha a certeza de que o imóvel vai atender a todas as suas necessidades.
Analise o seu orçamento
É importante determinar qual é o seu limite de investimento para a compra do imóvel, considerando suas reservas financeiras, valor disponível para custear a entrada, se for o caso, formas de pagamento e parcelamento que se adequam ao seu orçamento mensal.
Dessa forma, é possível comprar um imóvel sem extrapolar seu planejamento e controlar suas finanças.
Verifique a documentação do imóvel
Depois de encontrar a casa ou apartamento ideal, é a hora de verificar as questões burocráticas.
Confira as documentações do vendedor, da propriedade do imóvel e as certidões de débito negativas, para garantir que não haverá surpresas como multas e taxas referentes à irregularidades e pendências.
Considere os custos extras envolvidos na compra do imóvel
Além do valor da compra do imóvel em si, existem algumas taxas e despesas que podem elevar o custo total da aquisição.
Alguns exemplos são: IPTU, escritura e registro do imóvel, imposto de transmissão de bens imobiliários (ITBI).
Outros gastos que devem ser levados em consideração são referentes aos preparativos para começar a morar no seu novo lar, que podem ser necessários, como móveis, itens de decoração, utensílios, manutenções, reparos e instalações.
Se planeje financeiramente
A melhor forma de comprar um imóvel é fazendo um planejamento financeiro detalhado.
Faça um levantamento de quanto você tem disponível para começar a investir na sua nova casa, considere as formas de pagamento e alternativas para comprar seu imóvel sem extrapolar seu orçamento.
Considere também as possibilidades de parcelamento, estabeleça um valor limite que poderá ser direcionado ao pagamento das parcelas, e avalie os prazos para definir quanto tempo será necessário para esse investimento.
Uma excelente alternativa para se planejar financeiramente é o consórcio de imóveis , ideal para você que não tem pressa e quer comprar um imóvel com economia, sem juros e sem nenhum valor de entrada.
Clique aqui para saber mais sobre o consórcio imobiliário e vamos juntos tirar o seu sonho do papel!