Como organizar as finanças pessoais

6 de agosto de 2020

Chega final do mês e bate o desespero – onde meu salário foi parar? Se a frase anterior se encaixa com você, é bem provável que este post seja o que você precisava e não sabia! Com tanta conta, projeto, ideia, roupas para serem compradas, como organizar as finanças pessoais? Continue lendo para saber como ficar em dia com seu bolso e, de quebra, poupar para realizar seus sonhos! 

Controle quanto dinheiro entra e sai

Para isso, tenha uma forma de anotar, seja em planilhas ou em uma agenda, quanto você recebe e quanto gasta. Se essa conta der negativa, é hora de ficar de olho!

Organize-se mensalmente

Encontre seus gastos fixos e variáveis: os fixos são as contas que você precisa pagar todo mês e os variáveis são as coisas que você pode cortar. Se preferir, separe um dinheiro todos os meses para poupar com o pensamento de que aquela quantia deve ser destinada à poupança ou algum outro investimento para emergências. Também lembre-se de separar as despesas pessoais das profissionais.

Saia correndo das dívidas

E, se tiver alguma, reserve uma quantia para pagá-la. Priorize pagar as com maiores taxas de juros e evite atrasos para não se comprometer mais. Quitar uma dívida não significa fazer outra, hein?! Por isso, planeje bem suas finanças!

Encontre o equilíbrio

Isso não significa que você não vai poder comer fora ou comprar roupas novas, mas é preciso saber quando esse gasto não vai interferir no final do mês. Por isso, se puder, já estipule uma reserva para lazer ou outros gastos que podem se encaixar nessa categoria. Talvez a família toda tenha que entrar na economia e em um processo de reeducação financeira!

Cheque suas finanças com frequência

Depois de ter feito sua organização, é importante prestar atenção para ver se você está cumprindo com suas metas. Se os valores não estiverem batendo, não se apavore! Sempre é possível começar de novo.

Use aplicativos de finanças

Se você tiver facilidade com organização digital (ou se quiser aprender), baixe aplicativos para se organizar financeiramente. Com eles, você pode acompanhar a evolução mensal dos seus gastos e, consequentemente, ter um controle maior.

Gostou dessas dicas? Fique ligado em nosso blog para saber mais.

Informações sobre este consórcio

Para continuar, precisamos que preencha os dados abaixo.

Estamos processando a sua requisição, aguarde um momento por favor

Olá

Escolha com qual setor você deseja conversar: