Como começar a investir com pouco dinheiro

27 de outubro de 2020

 

Você tem 100 reais? Se sim, o investimento é possível. Investir é melhor do que apenas guardar, porque o dinheiro acaba se desvalorizando com o tempo. Antes de começar a investir, saiba qual é seu objetivo e coloque esse valor mensalmente no seu planejamento. A partir daí, aprenda como começar a investir com pouco dinheiro.

Saiba o que você quer

Antes de tudo, fique livre de dívidas e adicione o valor do dinheiro a ser investido nos seus planos. Se todo mês quiser separar 100 reais para o investimento, tenha isso na ponta do lápis. Depois, defina seu objetivo: segurança, ter uma reserva, viajar, comprar um carro ou um imóveis, etc.

Investimento para iniciantes

  • É preciso disciplina e, no início, é mais recomendável investir em coisas com baixo risco. O que isso significa? Que esses investimentos não terão quedas e você não perderá dinheiro. O indicado aqui é a renda fixa, que tem valor pré ou pós-fixado, ou seja, sem grandes surpresas no final. O que é diferente de rendas variáveis, que são as ações, por exemplo. Os resultados podem ser positivos ou negativos, por isso, é mais arriscado, indicado para investidores já experientes. 
  • A renda prefixada funciona assim: quando você for investir, vai saber qual a porcentagem de rendimento ao ano, portanto, não importa quais mudanças ocorram no mercado, você vai receber o valor combinado. As pós-fixadas alteram junto com o mercado, ocorrendo variações da porcentagem recebida, podendo aumentar ou diminuir os rendimentos mensais.
  • O recomendável é investir em algo inicialmente que possa ser resgatado com facilidade, para o caso de emergência ou desemprego. Você pode investir pouco, mas é importante manter a frequência, porque quanto maior o valor, maior a rentabilidade.
  • O mais indicado para começar é o Tesouro Direto. Atualmente, a taxa Selic (que é o que guia os juros do mercado) está 2% ao ano, o que significa que se você investir no Tesouro, seu dinheiro renderá esse valor, que é mais alto do que a poupança, que está 1,40%.

Informações sobre este consórcio

Para continuar, precisamos que preencha os dados abaixo.

Estamos processando a sua requisição, aguarde um momento por favor

Olá

Escolha com qual setor você deseja conversar: