Qual é a diferença entre preço e valor

26 de novembro de 2020

 

Preço e valor são fatores determinantes para a compra, seja ela pequena ou grande. Mesmo que você não perceba, está constantemente avaliando esses dois fatores e colocando na balança o que, de fato, vale a pena. Antes de mais nada, é importante entender qual é a diferença entre preço e valor para, então, conseguir refletir de forma mais completa sobre se a quantia a se pagar é justa e vai ao encontro do que você precisa.

Qual é, então, a diferença entre preço e valor?

O preço é definido pelo mercado, enquanto o valor é determinado pelas vantagens que o produto ou serviço pode trazer para você, ou seja: preço é a quantidade de dinheiro que você paga por um produto e o valor não é expresso em números, mas tem a ver com sua experiência como usuário dele. 

Como determinar a importância de cada um?

A partir do momento de vida e da utilidade daquilo para aquele período. Se você estiver economizando para comprar uma casa, talvez produtos secundários sejam escolhidos pelo preço. Agora, se você estiver procurando um computador duradouro para trabalhar, é possível que uma marca mais cara te ofereça mais valor do que um mais barata, considerando o tempo de vida e suas utilidades. Por outro lado, você também pode valorizar mais uma experiência, como uma viagem, a comprar o carro próprio, por exemplo.

Considere sobre o custo-benefício

O que isso quer dizer? Que por mais que o produto que tenha valor para você tenha um alto preço, você também deve fazer comparações para avaliar se o que ele oferece condiz com o preço final ou, então, se for barato, se condiz com o que necessita para aquele momento. O segredo é refletir sobre o custo e o benefício e definir qual é a prioridade.

Informações sobre este consórcio

Para continuar, precisamos que preencha os dados abaixo.

Estamos processando a sua requisição, aguarde um momento por favor

Olá

Escolha com qual setor você deseja conversar: