Por que é importante anotar os gastos?

21 de janeiro de 2021

Os gastos vêm e vão e o que não falha são os boletinhos no final do mês, né?! Por isso, fizemos este post especial para falar por que é importante anotar os gastos (t-o-d-o-s os gastos). A gente até entende que pode ser chato e cansativo, mas não se preocupe: assim que virar um hábito, você vai perceber os benefícios dessa prática salvadora. 

Ok, por que anotar?

Pode parecer besteira, mas todos os seus gastos são relevantes para sua nova vida de gastador controlado. Dessa forma, você consegue ter um controle maior do que entra e sai do seu bolso (gastos fixos e variáveis). Nos dois primeiros meses, essas anotações vão servir para criar uma média. Até aquela pizza semanal que não pode faltar vai ser contabilizada nos seus gastos e, a partir dessa média, você vai conseguir ter uma ideia de quanto gasta por mês.

Fiz a média e agora?

Agora você consegue ter um controle e fazer os ajustes necessários. Tendo essa base, você pode cortar alguns gastos “bobos” e poupar um pouco mais. E é assim que você consegue traçar objetivos financeiros e estipular quanto deve economizar. 

Ah, não é porque você já definiu a média e suas metas que você deve parar de colocar os gastos no papel, viu? Você pode (e deve!) continuar anotando tudo, afinal, há gastos variáveis a serem considerados mensalmente.

Como criar o hábito de anotar gastos?

Você pode usar um aplicativo (há vários que ajudam a controlar as finanças), uma planilha ou um caderninho! Escolha a melhor forma para você e deixe um lembrete em um lugar visível para não se esquecer de usar. Também procure conferir seu saldo bancário diariamente, além de guardar os recibos de suas compras. 

Dessa forma, você vai começar a trilhar um caminho para controlar gastos e, consequentemente, ter mais equilíbrio financeiro. Boa sorte!

Informações sobre este consórcio

Para continuar, precisamos que preencha os dados abaixo.

Estamos processando a sua requisição, aguarde um momento por favor

Olá

Escolha com qual setor você deseja conversar: