Brasileiros investem no consórcio de imóveis

5 de outubro de 2022

O consórcio de imóveis é um setor que tem crescido cada vez mais, se tornando uma excelente alternativa para quem busca adquirir um imóvel sem pagar entrada e juros altíssimos.

Neste artigo vamos te explicar como esse consórcio funciona e analisar o quanto essa modalidade de investimento está chamando a atenção dos brasileiros. 

Como funciona o consórcio de imóveis?

O consórcio imobiliário é uma forma econômica e segura para comprar imóveis, terrenos e até mesmo reformar sua casa.

Funciona como uma compra colaborativa, na qual você adere a um grupo de consórcio com pessoas que unem recursos, através do pagamento de parcelas, para adquirir bens ou serviços.

Dessa forma, são definidos o valor da parcela e o prazo de pagamento para adquirir a carta de crédito, e todo mês uma ou mais pessoas do grupo são sorteadas, o que chamamos de contemplação, e podem utilizar o crédito para a finalidade que escolheram. 

Existe ainda a chance de antecipar a contemplação através de lances, que funcionam como um leilão e quem ofertar o maior valor é contemplado.

O que posso fazer com a carta de crédito?

No consórcio de imóveis você pode utilizar seu crédito para comprar uma casa, um apartamento ou terreno para construir seu imóvel.

Além disso, também é possível utilizar o crédito para reformar e ampliar sua casa, assim como para comprar imóveis comerciais e ampliar seu negócio.

Ou seja, você pode escolher o imóvel que desejar, seja ele construído, na planta, terreno e até construção ou reforma. 

A administradora de consórcios realiza o pagamento diretamente ao vendedor, de forma integral e à vista, o que possibilita mais poder de compra para que você possa negociar descontos e benefícios!

Cresce o número de brasileiros investindo em consórcio

A taxa Selic, que basicamente é a taxa base para os juros, está cada vez mais alta, o que tem levado os consumidores a buscar alternativas para comprar imóveis que não cobrem estas taxas. E isso explica a ascensão cada vez mais crescente do consórcio de imóveis.

De acordo com a Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios),  o número de novos consorciados interessados em consórcio imobiliário cresceu 26,6% no primeiro semestre de 2022.

O número de participantes ativos também acompanhou esse crescimento e aumentou 16%, chegando a 1,30 milhões de novos consorciados em Julho do mesmo ano. 

Outro dado que chama atenção é o valor movimentado pelo setor: foram comercializados mais de R$63 bilhões em consórcio de imóveis, um aumento de quase 20% em comparação com o mesmo período de 2021.

 

Impressionante, não é?

Agora que você já sabe como funciona o consórcio de imóveis e está por dentro do crescimento do setor, que tal acessar nosso Guia com tudo que você precisa saber para investir no consórcio imobiliário? É só clicar aqui

Se gostou desse conteúdo e quer ter acesso a mais materiais como esse, continue acompanhando nosso blog e aproveite para se inscrever na nossa Newsletter!

Informações sobre este consórcio

Para continuar, precisamos que preencha os dados abaixo.

Estamos processando a sua requisição, aguarde um momento por favor

Olá

Escolha com qual setor você deseja conversar: