Compra por impulso: caminho para o endividamento

26 de novembro de 2018

Compra por impulso gera endividamento
Ao consumir, existem dois conjuntos de benefícios que as pessoas estão procurando. O primeiro conjunto são os chamados benefícios utilitários, quando o consumidor o faz porque há uma necessidade. Os outros são os chamados benefícios informativos, de cunho social, mediados por outras pessoas. Nessa categoria, entram status, prestígio, marcas de luxo, de moda e assim por diante, com a pessoa buscando se destacar no grupo – são justamente esses que estão associados a compra por impulso, que geram excesso de despesas frente a receitas e levam ao endividamento.

5 DICAS PARA EVITAR A COMPRA POR IMPULSO

Diferencie necessidade de desejo
Essa é uma prática fundamental para reduzir as compras por impulso. Quando você consegue diferenciar o que é uma necessidade do que é um desejo, é possível evitar comprar tudo o que não estiver programado. Embora você não tenha que evitar os desejos, eles devem ser realizados de acordo com seu planejamento e possibilidades financeiras.

• Mantenha seus armários organizados
Uma maneira prática de identificar o que você realmente precisa e os itens supérfluos é manter seus armários organizados. Dessa forma, é possível perceber o que você realmente usa e reavaliar seus gastos.

• Faça uma lista do que você precisa
Nas compras do supermercado, por exemplo, ao ter uma lista com os itens que estão em falta na sua residência, você se atém a ele e evita comprar os inúmeros produtos supérfluos que são exibidos em promoção. Se não está na lista, não compre porque você não precisa.

• Está saindo para passear ou para comprar?
Ir ao shopping se tornou um hábito comum das famílias brasileiras, inclusive àquelas que buscam apenas lazer. Porém, tenha em mente que se trata apenas de um passeio, não de compras – ou seja, evite entrar em uma loja “só para ver” algum produto, pois numa dessas você pode acabar se rendendo ao impulso de comprar. Se você vai ao shopping a passeio, vale também buscar alternativas mais baratas ou gratuitas, como parques, praia ou museus.

• Mantenha seu orçamento doméstico atualizado
O planejamento é essencial para uma vida financeira equilibrada, onde as necessidades são supridas e os desejos são alcançados, de forma organizada. Mantendo seu orçamento doméstico atualizado, você sabe exatamente quanto pode gastar e pode controlar o impulso de gastar um valor que não está previsto em roupas, por exemplo.

Fonte: Blog ABAC

Informações sobre este consórcio

Para continuar, precisamos que preencha os dados abaixo.

Estamos processando a sua requisição, aguarde um momento por favor

Olá

Escolha com qual setor você deseja conversar: