Como fazer meu planejamento financeiro para 2022

7 de janeiro de 2022

O ano está quase acabando e é importante que você já comece a se organizar para não passar aperto! Por isso, a ideia é caprichar na programação das finanças e deixar tudo no esquema. Você já sabe o que é planejamento financeiro? Nada mais é do que estabelecer os objetivos para um período de tempo e, neste caso, nos referimos ao próximo ano. Continue neste texto a aprenda como fazer o planejamento financeiro para 2022.

Por que me planejar? 

O planejamento financeiro ajuda a definir as decisões no cotidiano, a ter um consumo mais consciente e a ter controle para alcançar os seus objetivos. Saiba que nem tudo vai ser do jeito que você colocou no papel, mas com disciplina é possível chegar bem perto e ficar longe de grandes distrações de consumo!

Como começar meu planejamento?

Para dar início ao seu planejamento, é preciso compreender como estão suas finanças agora, por isso, vale anotar tudo: economias, dívidas, contas pendentes, gastos fixos e variáveis. Se você não sabe a resposta para essas informações, então é hora de começar a anotar tudo isso! 

Defina suas metas

Depois disso, descreva quais são suas metas a curto, médio e longo prazo. Como por exemplo: trocar de carro, viajar nas férias, fazer um consórcio, etc… A partir daí, determine de que maneira esses valores vão ser guardados mensalmente. Separe: quanto devo destinar para minhas contas, quanto devo destinar para lazer, quanto devo separar para investir e quanto vai para os investimentos. É chato? É! Mas é muito mais eficaz do que gastar sem anotar nada!

Ah, se você quiser, também já pode se planejar mês a mês. Em janeiro, a média dos meus gastos será tal, então eu vou poder investir no meu notebook e parcelar em tantas vezes. Por isso, até o mês tal, não poderei ter gastos extras e assim por diante.

Faça uma organização mensal

Ok, então: quanto você ganha e quanto você gasta? Nesse cálculo, é preciso sempre ter uma sobra por mês. Se não sobra, é preciso se organizar para que isso aconteça no planejamento do próximo ano. Como, então, organizar as finanças para sempre manter o saldo positivo? 

Se você ainda está se perguntando como se organizar mês a mês, você pode optar por planilhas, aplicativos ou, até mesmo, a boa e velha agenda. O importante é anotar tudo sempre! Sabe aquela notinha fiscal que você sempre joga fora? Leve-a para casa, coloque no caderno e tenha tudo organizado.

Planejamento é muito importante, por isso, não espere o calendário virar. Comece a se planejar agora!

Informações sobre este consórcio

Para continuar, precisamos que preencha os dados abaixo.

Estamos processando a sua requisição, aguarde um momento por favor

Olá

Escolha com qual setor você deseja conversar: