Você sabe o que acontece caso você não possa mais pagar as parcelas do consórcio?
Primeiramente, participar de um consórcio pode ser uma excelente opção para realizar um sonho, como adquirir um imóvel, um veículo ou investir em um negócio. Porém, precisa tomar cuidado para não entrar na inadimplência do consórcio.
Hoje iremos esclarecer o que acontece se você não puder mais pagar as parcelas do consórcio e quais são as alternativas disponíveis diante dessa situação:
Portanto, o atraso ou falta de pagamento da parcela, terá as seguintes consequências ao consorciado não contemplado:
– Não poderá participar do sorteio e/ou lance;
– A parcela em atraso terá valor atualizado e acréscimo de multa e juros;
– O consorciado com mais de três parcelas em atraso, terá o nome incluído nos órgãos de restrição e estará sujeito ao cancelamento da cota.
Possíveis ações para evitar o cancelamento:
– Rateio das parcelas atrasadas. Caso o cliente não faça o pagamento do rateio, a cota será cancelada
– Redução de credito e cálculo do novo valor de parcela
– Transferência da cota para um “novo consorciado”
Já para os consorciados contemplados com mais de uma parcela vencida, a inserção nos órgãos de proteção ao crédito, e já podem ocorrer medidas de execução judicial.
Por isso, é imprescindível ler atentamente o contrato e as cláusulas do consórcio antes de participar, buscando entender as obrigações e os direitos envolvidos.
Aqui na Fipal Consórcios, temos os consórcios mais acessíveis e com as parcelas que cabem no seu bolso, e com as melhores condições de negociação sempre buscando a melhor solução pra você
Contamos com uma equipe especializada para te dar o suporte necessário, além de diversas opções para você escolher a ideal para você!
Sendo assim, não perca a oportunidade de conquistar os seus sonhos sem pesar no seu bolso, e venha conhecer os consórcios que mais combinam com você!